segunda-feira, 16 de maio de 2011

“Dia da Paz e da Conciliação”

Aprovada desde 11 de agosto de 2010, a lei que institui o dia 22 de julho, como “Dia da Paz e da Conciliação”, foi pela primeira vez comemorada pelos cidadãos amazonenses.
O projeto de lei teve aprovação unânime de todos os deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. A autoria é do Deputado Estadual Luiz Castro e que teve como participantes sócios da organização religiosa de origem amazônica, União do Vegetal.
A lei prevê que o Dia da Paz tem o propósito de discutir em palestras, apresentações e eventos, as conseqüências positivas que a paz e a conciliação trazem para a sociedade e sua importância cultural, social, econômica, educativa e espiritual.

Com o objetivo de combate a violência, a proposta teve direcionamento principal aos jovens, sendo uma forma de apresentar a eles, a cultura da paz e da conciliação. Já o argumento que justificou a escolha da data, foi o motivo de ser o período em que muitas pessoas, especialmente alunos de escolas, estão por terminar suas férias escolares, momento em que poderão se recatar para tomarem a consciência da importância da conciliação no âmbito da paz social.

O estado do Amazonas foi o primeiro a instituir a lei no ano passado, porém hoje, outras cidades já estão dando um brilho especial a este dia.
É uma oportunidade de interação com toda a população do estado do Amazonas, como também de outras partes do Brasil, no sentido de terem um dia exclusivo de reflexão.
A data representa uma grande conquista para a sociedade que está justamente neste ano de 2011, comemorando 50 anos de existência e caminha em busca da paz tão almejada por todos.
- É um exemplo a ser seguido.