quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Juízo final

Mulher sapiens
Com a mão na maçaneta da porta dos fundos da história e na tentativa de sensibilizar senadores indecisos e tentar barrar seu impeachment no Congresso, a presidente afastada, Dilma Rousseff, enviou uma carta aberta aos senadores intitulada "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro". Trata-se de mais um factóide. Mais um para a coleção de manobras da “mulher sapiens”.
- Não seduz nem o PT, a quem coube fulminá-la no nascedouro sem qualquer cerimônia.
Último ato
Sem o menor impacto sobre os senadores, que vão decidir se a presidente afastada mantém ou perde o cargo, Dilma-vez, a presidente afastada decidiu comparecer ao juízo final do processo de impeachment no Senado para tentar evitar seu afastamento definitivo do cargo.
Sem sucesso
No pobre documento, Dilma faz um apelo para que os senadores não a condenem e defende a realização de um plebiscito sobre novas eleições e uma reforma política. Dilma-vez por todas, esse tempo já passou.
- Dilma, você não tem mais condições de sugerir nada, pedir nada, deixar nada. Tudo isso poderia ter sido feito no seu governo e você não o fez e agora vem com uma proposta de diálogo completamente “desconectada da realidade brasileira”.
Juízo final
O que o Congresso Nacional devera fazer - e fará - é dar seqüência ao processo e puní-la exemplarmente pelos crimes de responsabilidade que foram praticados. Conseqüentemente nos deixando uma herança maldita é de amargar. De chorar lágrimas de sangue. Mas, assim como ela mesma diz na carta, “Minha esperança existe porque é também a esperança da democracia e do povo brasileiro”.
- A democracia há de vencer e a era da “mulher sapiens” está próximo do fim.

*(Edilson Neves, jornalista, diretor e Editor do Jornal Correio de Notícias de Rondônia, Registro DRT/0001047/RO)