sábado, 3 de setembro de 2011

OS FORA DA LEI


“Até que os comandantes da sigla sejam exemplarmente punidos pelos crimes que cometem, o MST será a única organização fora da lei da história do Brasil que o Executivo patrocina, o Legislativo protege e o Judiciário trata como inimputável”.
O grande Augusto Nunes resumiu, em 237 caracteres, uma realidade que qualquer brasileiro que respeita as leis, as instituições e a Constituição, defenderia.

SÉRGIO PIRES
O texto acima é do competente confrade Sérgio Pires, na sua coluna PRIMEIRA MÃO desta semana. E, ele termina assim: “O bom jornalismo ainda não morreu. Pelo menos enquanto houver talentos assim, iluminando nossas cabeças, mesmo que com a dureza da verdade.
– Eu assino embaixo.

SARDINHAS
Para os tubarões do Banco Central, muitas sardinhas. Foi assim que a Força Sindical protestou contra os juros praticados no Brasil. Com 100 quilos do peixe que já abundou na ilha italiana da Sardenha, os sindicalistas organizaram um churrasco em frente à sede da instituição que decide o rumo do juro básico da economia, a Selic, que é referência para empréstimos e financiamentos no Brasil.

COISA DE CHINÊS
Um magnata chinês causa polêmica na Europa ao negociar a compra de parte da ilha da Islândia, um dos países mais afetados pela crise de 2008 e que na prática faliu diante do colapso de seus bancos. O empresário chinês Huang Nubo teria oferecido US$ 8,8 milhões para adquirir 300 quilômetros quadrados na região de Grimsstadir.

CEGUEIRA
O número de juízes ameaçados no país aumentou, de acordo com lista divulgada pela Corregedoria Nacional de Justiça na semana passada. O total de magistrados em situação de risco passou de 100 para 134, segundo o Conselho Nacional de Justiça. E, mesmo assim, a tal cegueira da justiça não deixa que os juízes recebam proteção do estado.

DIABO RONDONIANO
“Se Deus é brasileiro saibam que ele sacaneou Rondônia”. Isso foi dito num show do  comediante de televisão Rafinha Bastos, e está gravado no seu DVD “A arte do Insulto”. Lá, ele afirma que o povo de Rondônia é feio, tem a cara estranha e que o diabo é rondoniense e teria deixado muitos filhos aqui.
- Tai uma coisa que eu não tinha notado, apesar de tantas barbaridades que acontecem por aqui.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESTRATÉGIA CORRETA


A presidente Dilma tem revelado compreensão para com os ministros afinal defenestrados. Demitir, mesmo, só Nelson Jobim, de quem ela exigiu carta de demissão. Quanto a Antônio Palocci, Alfredo Nascimento e Wagner Rossi, ela assistiu o desmonte de suas estruturas políticas e morais sem sugerir que se demitissem. Deixou o leite azedar sem mexer no fogão, até manifestando apreço e confiança em cada um, mas sabendo de antemão que não se agüentariam.

ADESSO BUONAGENTE
Cesare Battisti, ativista cassado pela Itália, mas, protegido pelo país da i9mpunidade, já pode andar sem receio pelas ruas do Brasil. Desde a semana passada ele está de posse da Carteira de Estrangeiro, emitida pelo Ministério da Justiça, que lhe dá a garantia de que não será barrado nem preso, como cidadão clandestino.
 - Cesare Battisti pode, a partir de agora, continuar levando uma vida absolutamente normal, sem nenhum risco de ser preso pela nossa PF.

ENQUANTO ISSO...
O meu amigo ARF, brasileiro pacato, profissional competente, e trabalhador sem registro policial, apesar dos seus 67 anos de idade, já perdeu três viagens ao nosso Shopping Cidadão tentando renovar sua Cédula de Identidade. E, ainda não conseguiu, apesar de já ter ido, lá às 6h para tentar obter uma senha para o atendimento que só começa duas horas depois.
- Bem feito, quem manda ser honesto...!

IMBECILIDADE
 O ex-presidente Lula disse ser uma "imbecilidade" falar da eleição de 2014 neste momento. Segundo ele, o tempo é para tratar da crise econômica, que é culpa dos países ricos. Ele criticou os Estados Unidos por antecipar a disputa eleitoral presidencial neste momento de crise. Lula rebateu o assunto de 2014 trazido à tona pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que disse que a definição sobre a eleição de 2014 passa por uma conversa entre Lula e Dilma.
- É. O ex-rei não perde a majestade.

EU LI NA VEJA
“Intelectuais são, em geral, pessoas muito desonestas. Não pensam em sim mesmos como irresponsáveis, mas costumam atribuir essa característica a outras pessoas, com grande facilidade”.
- É um pensamento comprometedor, mas, não é meu. É do psiquiatra e escritor inglês Anthony Daniels, nas páginas amarelas da revista VEJA.

DO MESMO MÉDICO
“Os viciados deveriam ser forçados a internar-se em clínica de reabilitação. Se não aceitassem o tratamento deveriam ser mandados para a prisão”.
- Concordo com ele.

COINCIDÊNCIA OU NÃO
O fato é que este CORREIO DE NOTÍCIAS denunciou, na semana passada, o alarmante estado de prostituição no distrito de Jacy-Paraná, envolvendo adolescentes e até crianças. E, nesta semana, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, prometeu enfrentar a desastrosa situação social que vive nosso país, e, no caso, os canteiros de grandes obras, como as usinas do Rio Madeira.
- Nossa notícia repercutiu bem, e nos damos por satisfeitos do dever cumprido com a denúncia.

RESPONDA RÁPIDO:
O meu amigo Gessi Taborda, colunista do jornal ALTO MADEIRA, quer saber “qual é o prejuízo que o estado de Rondônia sofre todo ano com os convênios firmados entre o Governo e ONGs, entidades ligadas a deputados e outros políticos, e até com seitas religiosas”.
- Alguém, realmente, sério está investigando isso?