quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Polícia Federal dá show de eficiência

Temos que reconhecer o bom e difícil trabalho desenvolvido pelas operações da Policia Federal.
A heróica PF está nos mostrando o absurdo, não só da corrupção, mas, também, da lentidão e incúria do processo penal brasileiro. 
Pacientemente, sem alarde, a Polícia Federal pesquisa durante anos e descobre labirintos incríveis, que começam em pés-de-chinelo, e chegam a presidentes de poderes e tribunais. Enquanto esses homens se arriscam e nos dão alegria de vermos corruptos algemados, e na cadeia; tudo isso supervisionado pelo Ministério Público, e por ministros, mas, rapidamente surge uma Maria Thereza, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manda soltar.

A missão

A PF está dando um verdadeiro show. Cada dia, uma nova operação. É um prazer enorme ver os políticos corruptos algemados entrando num camburão. Mas, nos sentimos tristes e impotente quando a Justiça manda soltar. 
Antes, os policiais eram os vilões; hoje, mesmo com salários abaixo da dignidade e armas velhas, são heróis; estão dando uma lição em outras áreas governamentais. Se todos agissem como eles, estaríamos todos bem. 

No Brasil existe muitos ali-babás (...) É uma verdadeira selva de roedores, roendo os bens públicos. Há quem critique a Polícia Federal. Eu pessoalmente acho o máximo: eles prendem os corruptos e recuperam o nosso dinheiro.

Rindo do povo

O vice-presidente Michel Temer, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, erraram feio ao criticar os delegados e agentes federais que colocaram algemas nos presos da Operação Voucher.
Diante das criticas a ADPF deu o seguinte esclarecimento sobre a atuação da PF do Brasil:

“A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar. (...)
Milhões de reais – dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem “estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”.

Em pobre pode

De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos. A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília. É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as à morte por falta de dinheiro para comprar remédios.

Constitucional

A ADPF aproveitou, na nota distribuída à imprensa, para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: “a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.

Mas a reação dessas autoridades do governo foi tão grosseira e exagerada que a Polícia Federal respondeu à altura. Como não tinha cometido ilícito algum no caso das algemas, alguns policiais federais arranjaram uma forma de revidar, liberando as imagens dos políticos presos,

Nossa Termópilas

Agora, a Polícia Federal surpreende novamente a nação, e principalmente o povo rondoniense ao desbaratar a quadrilha que tinha como líder o presidente do Poder Legislativo de Rondônia, o deputado estadual Valter Araújo, do PTB, que liderava a organização criminosa, constatado pela PF como uma pessoa de alta periculosidade que chegou a dar ordem para que pessoas armadas fizessem uma emboscada contra policiais federais, o que, felizmente, não chegou a ocorrer, pois a ligação telefônica era monitorada por ordem judicial. 

Reflexão

É preciso reconhecer que a Polícia Federal está dando uma grande contribuição ao nosso país, uma demonstração de que a coisa tem jeito. Mesmo com as dificuldades e os problemas orçamentários, sofrendo cortes que poderiam ser poupados, dada a importância da instituição, ainda assim a PF segue em frente e mostra heróico trabalho, e uma incansável disposição. (edilsonpvh39@hotmail.com)