sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lançamento do Memorial José Gabriel da Costa em Porto Velho

                                                             
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal vai iniciar a construção do Memorial José Gabriel da Costa, segundo informações do presidente da UDV Plínio Martins de Oliveira.
De acordo com Plínio, o lançamento da pedra fundamental que marcará o início da obra acontece neste domingo (01/04), às 9 horas, na Avenida Joaquim de Araújo Lima, (antiga Rua Abunã), 1419, no bairro Olaria, em Porto Velho, capital de Rondônia.
A cerimônia contará com a presença de dirigentes, discípulos UDV vindos de várias regiões do país e do exterior, familiares de Mestre Gabriel, além de autoridades políticas e representantes do poder público.

- “O lançamento da pedra fundamental é para os discípulos da UDV, mais um passo para o resgate e perpetuação da história do fundador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Gabriel”, afirmou o presidente Plínio. E, acrescentou que o memorial será aberto ao público e terá por propósito apresentar a história de José Gabriel da Costa, além de facilitar e proporcionar estudos científicos a respeito do chá hoasca e da UDV, assim como divulgá-los.

Casa de Mestre
O memorial terá 425 m² de área construída, e será edificado no local onde Mestre Gabriel residiu com sua família e que também fixou a primeira sede da União do Vegetal, no período de 1965 a 1971, no Bairro Olaria, zona Oeste de Porto Velho.
O conjunto arquitetônico será composto por uma estrutura de mais de oito metros de altura, coberta com cavacos de madeira, com iluminação superior em vidro, dividida em dois grandes blocos com mais de vinte metros de extensão cada um.
O primeiro bloco abrigará a replica da casa de Mestre Gabriel e da primeira sede da UDV. O segundo bloco será composto por recepção, salas para arquivo, consulta e reuniões, além de biblioteca, banheiros, copa e uma área de serviço.

História

O uso ritualístico do chá hoasca entre os povos amazônicos remota aos períodos anteriores ao descobrimento da América, no século XVI. Durante séculos, este chá, sagrado para os seus usuários, foi comungado pelos povos da floresta sem ritual específico ou mesmo uma doutrina espiritual comum. Em de julho de 1961, a União do Vegetal foi recriada, ainda nos seringais da Amazônia próximos à fronteira do Brasil com a Bolívia, no estado do Acre, por um homem de nome José Gabriel da Costa, baiano de nascimento.
Mestre Gabriel, reconhecendo a sua missão espiritual, deu início à distribuição da hoasca, inicialmente de maneira informal, tendo, enfim, recriado a União do Vegetal em julho de 1961.
Utilizando a hoasca como veículo de concentração mental, Mestre Gabriel reunia regulamente os primeiros seguidores, instaurando a tradição da transmissão oral de sua doutrina espiritual, voltada para o amor ao próximo e à prática fiel do bem, de acordo com os princípios da evolução reencarnacionista e em comunhão com os ensinamentos do Divino Mestre Jesus, a quem sempre prestou reverência e dedicou, em sua prática por toda a vida, uma firme fidelidade.

Mestre Gabriel se fazia acompanhar por alguns discípulos que viriam depois a constituir-se nos mestres responsáveis pela expansão de sua doutrina por todo o país, como sua própria esposa, Mestre Pequenina, e o filho Jair, ambos, membros atuais do Conselho da Recordação dos Ensinamentos do Mestre Gabriel – órgão responsável pela preservação do legado doutrinário da UDV.

Legitimidade
No início, a UDV não tinha registro oficial. A polícia chegou a prender o Mestre da União, indevidamente, o que ocasionou o registro da Associação Beneficente União do Vegetal e a publicação, no jornal Alto Madeira, da “Convicção do Mestre”, uma defesa pública dos princípios e objetivos da UDV.
Tendo suas atividades temporariamente suspensas no início dos anos 70 pela Divisão de Segurança e Guarda do Território do Guaporé, a UDV impetrou um mandado de segurança, quando se passou a denominar definitivamente esta instituição como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
Em outubro de 1982, foi decidida pela Administração Geral a transferência da Sede Geral da UDV, de Porto Velho para Brasília, visando melhor atender às necessidades impostas pelo seu desenvolvimento institucional.

Dogma

A firme retidão moral, o elevado conhecimento espiritual, a notável capacidade de doação para compreender e orientar seus discípulos em busca da verdadeira transformação fazem do Mestre Gabriel um ser amado no seio da União do Vegetal, sendo a sua prática de vida e as suas palavras de justiça e bondade fonte permanente de força e inspiração para todos aqueles que procuram seguir os seus passos em um caminho de Luz, Paz e Amor.



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

POSSÍVEL CANDIDATO AO GOVERNO EM 2014

As conversas ainda estão em inicio e é cedo para indicar confirmações, apenas especulações, o tempo e conversas políticas futuras darão o rumo final para 2014.
Mario Português - PMDB
O empresário Mario Português ex-candidato a prefeito de Porto Velho pelo PPS poderá sim ser um candidato forte ao governo do estado, o mesmo ainda não fala no assunto. Em entrevista Mario Português disse que seu futuro político a Deus pertence e descartou  a idéia de ser candidato ao senado ou para deputado federal. Mas, outros cargos estará a disposição. Português, ex-candidato a prefeito de Porto Velho, obteve 37.650 votos na capital e empina uma pré-candidatura a deputado estadual.

PULO DO GATO

Logo após Mario Português anunciar sua desfiliação do Partido Popular Socialista (PPS), o senador Valdir Raupp não perdeu tempo e tratou logo de cantar aquela musiquinha para o Português. “Pula, Pula, Pula, Pula pro lado de cá; o povo tá  pulando, e não consegue mais parar; eles tão percebendo que o governo ta afundando; pule você também, pule pro lado de cá”.

SEDUZIDO

Tudo indica que Mario Português se encantou com a musiquinha entoada pelo senador Valdir Raupp, e deve se filiar ao PMDB para disputar o governo do estado. Enfim, Português tem o PMDB como partido, o que já é um bom começo, além de ser um grande administrador, é um empresário bem sucedido. Para essa disputa, com certeza, é um forte candidato, caso decida disputar a campanha de 2014.

MORTO VIVO

O governo do peemedebista Confúcio Moura parece que vai terminar como está até hoje: sem rumo e sem direção. É lamentável constatar, mas o governo “Confuciano” introduziu o retrocesso na gestão rondoniense e praticamente não houve avanços e nem perspectivas a vista. Na economia, no modelo político, nos segmentos da Educação, Saúde, Social, Empregos, Transporte, etc, apenas a corrupção dominam as manchetes da mídia.
Dizem ate que o governo Confúcio é um morto-vivo que respira por aparelhos. Aparelhos políticos, tutelados pelo poder. E por uma enxurrada de anúncios bilionários proclamados, para auditórios nervosos, em aparições ectoplasmáticas. Aparições que soam fúnebres, do tipo – “reúne a família que a hora está próxima”.
Pode um Governo fazer arrumações de pastas entre secretários, anunciar um novo ciclo ou fazer conferências de propaganda diárias. Segundo os próprios aliados o Governo Confúcio está morto e foram os aliados que o matou. E tanto está morto que até o Senador Valdir Raupp já lhe passou a certidão de óbito.
“Mas O governo Confúcio não está morto. Tem apenas um cheiro estranho, muito estranho”.

LU-LALÁ

Lula critica a elite pelo fim da CPMF no país. (?) - Isso mesmo. Será que dá para acreditar nesta colocação insana do ex-presidente? Nos tempos de FHC, sua promessa  de candidato, era acabar com a CPMF. Como entender este senhor que continua querendo manipular os seus fãs(?), e eleitores, com frases como essa de total defeito?
- Isso se chama “oportunista de plantão”.

ERRAMOS

Por falar em papa, este CORREIO! errou quando noticiou (Edição nº 136/26.05.2013) que a visita papal ao Brasil iria custar 118 milhões de reais aos cofres públicos. Fechado o balanço daquela “despesa”, verifica-se que a soma é muito mais vultosa. Mais da metade desse valor foi só para segurança do ilustre visitante. Sem contar (muitos) outros serviços, ainda, não divulgados. É claro que o Papa Francisco é um chefe de Estado, mas, convenhamos...

PARA REFLETIR

- “EU NÃO TROUXE OURO, NEM PRATA”.
(Frase do Papa Francisco, que mais decepcionou, e frustrou os políticos brasileiros)