quinta-feira, 3 de julho de 2014

No país da corrupção

Crime Eleitoral
Na convenção partidária do PMDB na casa de show Talismã, com aproximadamente duas mil pessoas, entre convencionais, cabos eleitorais, assessores e comissionados, foi homologada a candidatura à reeleição do governador Confúcio Moura. De última hora, Lúcio Mosquini foi escolhido para vice. A escolha de Mosquini causou reboliços nos bastidores dos aliados, - a qual não durou um diazinho sequer por chantagens e ameaças pedetistas.

Abuso do poder econômico
Mas o que chamou atenção dos presentes foi o banquete promovido pelo governador Confúcio Moura. Onde houve farta distribuição gratuita de almoços, refrigerantes  e sorvetes, transgredindo a legislação eleitoral que proíbe esta ação, atitude combatida pela atual legislação eleitoral em vigor pois entende como um ingrediente para atrair a atenção e a simpatia do eleitorado,.
Cabe agora ao Ministério Público eleitoral instaurar procedimento investigatório, para apurar as responsabilidades, e aplicar as penas cabíveis, pois em outras convenções partidárias realizadas na capital não se observou nenhum tipo de ação dessa natureza.

Morte cerebral
Enfim a chapa peemedebista morreu no domingo mesmo, mas ressuscitou na (terça-feira), quando Confúcio Moura anunciou o ex-deputado estadual Daniel Pereira como companheiro de chapa, substituindo Lúcio Mosquini.

A candidatura de Mosquini ocorreu porque o vigário Padre Ton do PT resistiu a aderir à chapa peemedebista, conforme havia determinado a direção nacional da estrela vermelha que já havia negociado com a cúpula peemedebista a vaga para os petistas.

Em nome de Deus
Durante a convenção conjunta do PP, PPS, PR e PROS, Maurão de Carvalho até que tentou até o ultimo minuto ser o indicado. Falou em nome de Deus, ajoelhado, e orou, mas não adiantou – a candidata aclamada foi Jaqueline Cassol (PR).
- Maurão, deve tentar ser indicado em outra eleição.

Descrédito
Acredito que as eleições deste ano deverão ter um índice muito alto de abstenções, pois a descrença nos políticos e no sistema partidário atual é muito grande.
E caso essa previsão se confirme, que os políticos se debrucem sobre ela e revejam valores, principalmente os morais; revejam uma política séria para o país. Enfim que comecem a governar realmente para o povo.

Infelizmente
A política no Brasil ė uma forma de "auto-engorda", não é a honrosa atividade, daqueles que de uma forma altruísta, deveriam servir o seu País. Estas eleições deverão ser um sinal claro dos cidadãos de bem, dizendo que aqueles são sempre os mesmos, e que não servem para continuar no poder.

Para aqueles aproveitadores oportunistas que se fazem de desentendidos, é bom que entendam que não servem para continuar.
- Lembramos que os ideais republicanos devem ser respeitados; ideais que vocês não conhecem, e que na verdade deveriam estar todos na cadeia.

A podridão do sistema político brasileiro há muito tempo está visível e sentida por todos. Não dá mais para continuar.
- Só não vê quem não quer, ou, vive no mundo da lua.

Os efeitos nefastos dessa podridão sem disfarce são refletidos na pobre população

A arrogância e a desfaçatez com que eles vêm a terreiro tentar iludir o eleitorado, agitando o fantasma de Sócrates, não lembra ao diabo. O Povo que vai às urnas deve dar a resposta a isso tudo, penalizando-os e votando, sobretudo em alguém anti-sistema.

Há pouco mais de noventa dias das eleições de 2014 há indícios fortes de partidos políticos fazendo barganhas e até chantagens para garantir lugar de destaque na nova gestão estadual que será decidida no dia 5 de outubro. O colunista conversou com um especialista em Direito Eleitoral e Filosofia Política e lideranças partidárias sobre o assunto.

No cenário político rondoniense atual, temos, por exemplo, partidos que apresentam candidaturas estaduais, mas que no fundo estão visando apenas à valorização de suas legendas nas futuras coligações. Nos bastidores fala-se que os petistas e os peemedebistas estão mesmo de olho nas eleições municipais de 2016 e outros como o PDT querem garantir pelo menos o vice. Outros estão condicionando apoio à troca de espaços políticos no governo. Já partidos como o PT, DEM e PV estão fazendo barganhas políticas para ter maior representação no novo governo.

Eles não querem governar
Eles querem, apenas, se dar bem Mas o perigo maior é o programa ideológico que eles traçam para o estado. Não querem governar. Querem mudar o Estado. Se conseguirem, vão destruir nossas instituições já abaladas.
- Isso é o óbvio, mas tem de ser repetido! Pena que o povo não entenda (...) nenhuma.

- Eles são mestres. Não têm o menor pudor disso, porque sabem que os pobres não sabem nada e engolem tudo o que eles dizem.