quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Dar a outra face

Uma das grandes lições de Jesus Cristo ao oferecer a outra face do rosto ao agressor tem um sentido mais amplo do que imaginamos. E esse ensinamento é simbólico. O Mestre nos mostra a importância de amarmos nossos inimigos e fazermos o bem mesmo a quem nos faz mal - e sem esperar nada em troca!
A Palavra do Mestre é bem clara e nos ensina sempre a fazer o bem sem olhar a quem. Se quisermos o bem, façamos o bem! Devemos sempre ter em mente que o mal se paga com o bem!
Quando fazemos o bem vencemos o mal, pois é o caminho que nosso amado mestre Jesus Trilhou, fazendo sempre o bem a todos, sem distinção. “Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, deseje o bem para aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face,” disse (Jesus). Frequentemente o semeador usava parábolas como um meio de ilustrar profundas verdades. Histórias assim são facilmente lembradas e os personagens são fortes e o simbolismo rico em significado.
No entanto, ao sermos ofendido por qualquer parte instintivamente reagimos de forma agressiva contrariando os ensinamentos de Jesus, quando ele diz, “se lhe baterem na face, dê-lhe a outra”. Parábolas que em poucas palavras continham grandes verdades e não seriam facilmente esquecidas.
Entretanto, diariamente nos deparamos com algum tipo de agressão e na maioria das vezes não nos lembramos dos ensinamentos do Divino Mestre. No entanto, para aqueles com corações endurecidos e ouvidos lentos para ouvir que, a outra face do mal é o bem, a outra face da morte é a vida, a outra face do ódio é o amor, a outra face do cruel é a bondade, a outra face da magoa é o perdão, a outra face do orgulho é a humildade, a outra face do desprezo é a gratidão, a outro face da maldade é a justiça, a outra face da discórdia é a união e a outra face da vingança é o bom coração.
Penso que, a primeira coisa que o ser humano deveria aprender é a diferença entre o mal e o bem, o errado e o certo e jamais confundir o segundo com a inércia e comodismo.
Há um ditado popular que diz assim: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm e fazer bem feito é melhor do que explicar o mal feito”.

- AUTOR-FONTE: Edilson Neves