sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Contraditório

Para quem não assistiu à sessão ordinária da Assembleia Legislativa após o recesso parlamentar, o deputado Luizinho Goebel desceu a ripa no governador Confúcio Moura. Vejam o que disseram alguns parlamentares.
Como sempre o discurso se inicia assim: Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários da casa, público presente.
Ao iniciar o discurso o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) disse que a poeira baixou, as convenções acabaram e agora é hora de voltar ao trabalho. Falou que nesses 30 dias que esteve longe da Assembleia, andou o estado todo e lamentou a situação em que se encontra a saúde pública.
Num discurso inflamado, Goebel fez denuncias e cobrou do governador Confúcio Moura mais eficiência, em todos os mandatos que exerceu no estado de Rondônia Confúcio sempre prezou pela humildade, mas lamentavelmente houve muitos problemas em sua equipe, principalmente na saúde. “Andei por todo o estado e recebi inúmeras reclamações sobre a saúde pública. O secretário Pimentel e sua equipe incompetente, irresponsável e inoperante continuam alardeando no estado que a saúde tem melhorado. É pura demagogia dizer que as pessoas não são mais amontoadas no João Paulo II, sendo que lá tem pessoas morrendo no chão”.
Goebel disse ainda que, “os parlamentares muitas vezes são barrados na entrada dos hospitais porque é administrado por coronéis e major, mas saúde não se faz com polícia, hospitais não pode ser administrados por policiais e sim por médicos e administradores competentes”.
Pimentel diz que acabou com as filas nos hospitais, “Segundo Luizinho Goebel, as filas acabaram porque os hospitais passaram a marcar exames para quatro ou cinco meses. Situações de média e alta complexidade que era de responsabilidade do Estado, jogaram a responsabilidade para os postos de saúde dos municípios e a situação nos municípios que era ruim ficou pior”. Na opinião do parlamentar, quando o secretário é ruim, a equipe não pode ser eficiente.
Luizinho Goebel criticou ainda a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Rodrigues afirmando que ela é prepotente, arrogante e está prejudicando Rondônia.
Denuncia
Goebel afirmou que “Nanci está usando a Sedam para angariar votos para o governador, pressionando os plantadores de soja, os empresários. Essa denuncia tem que chegar ao Ministério Público. De acordo com o parlamentar, a pessoa que depende da Sedam tem que colocar dinheiro no caixa do Governo para conseguir liberação de licenciamento”.
São extremamente graves as denuncias de Goebel. Seria bom que o Ministério Público Federal, a Polícia Federal, e, o governador abrissem os olhos para esta situação.
“Durante a sessão quem assistiu os discursos dos parlamentares, por alguns instantes achou que eles estavam falando de estados diferentes”.
Defesa
Durante a fala de Goebel, o deputado Edson Martins (PMDB-URUPA) pediu um aparte e saiu em defesa do governador. Edson Martins parabenizou o colega pelo discurso e foi enfático em dizer que, “Confúcio foi o homem que reconstruiu o Estado de Rondônia”.
Na defesa o embaraçoso parlamentar, disse que Confúcio está desenvolvendo um bom trabalho um novo modelo de governar, com foco no planejamento, no equilíbrio das relações institucionais e na eficiência das ações. “disse ainda que Confúcio Moura entrará para a História como o melhor governador que este estado já teve”
Edson Martins, ainda fez comparações entre o governo atual e o anterior, citando áreas como estradas, educação, saúde e assistência social. “Quando o outro saiu, diziam que dificilmente ele seria superado na abertura e manutenção de estradas. E o Confúcio, em apenas dois anos, já o superou”. Com relação à saúde o deputado disse ainda que a saúde vai muito bem obrigado.
História da carochinha
A normalidade na área da saúde só mesmo na cabeça de Edson Martins que parece que vive no mundo da lua, sem ver a realidade do nosso estado.
"Em matéria de saúde o estado não esta nada bem, embora por vezes se note o esforço de parlamentares aliados do governo dar a entender o contrário".
Reconheço o "esforço" do deputado Edson Martins, em tentar criar um quadro que corresponda a um estado extremamente desenvolvido com políticas públicas eficientes. Mas, infelizmente isso não corresponde de fato à realidade.

- “Como político Edson Martins é um péssimo deputado e um ruim advogado”.