terça-feira, 31 de maio de 2016

Cachorro Amigo

Oculto

Opinião - Edilson Neves 

Em um discurso, a presidente afastada Dilma Rousseff disse que atrás de toda criança existe uma figura oculta, que é o cachorro. Nos últimos dias, os brasileiros perceberam que atrás do presidente interino Michel Temer existe outra figura, não tão oculta. É o Eduardo Cunha.
Cachorro
Famosa ao se manifestar com frases estabanadas e raciocínio tortuoso, não ficou bem claro o que a presidente afastada quis dizer; é evidente que ela quis dizer que o cachorro é um animal com muitas qualidades, conquista facilmente as pessoas com demonstrações de carinho e suas brincadeiras, dóceis, companheiro, fiel, melhor amigo do homem, especialmente para idosos e crianças. No entanto, considerando todos esses adjetivos que ele tem e a visão que ela tem do Eduardo Cunha não ficou claro que tipo de animal ela classificaria Eduardo Cunha.
Amigo Cachorro
Tendo em vista que o cachorro é o melhor amigo do homem, percebe-se que ele é o único amigo desinteressado que o homem tem nesse mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição. Como diz o velho ditado, “é melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro.”
Amigo é coisa rara
Por falar em cachorro, não há como não lembrar de um tio, que, aliás, representa muito para mim, que, além de tio tem sido um amigo, um professor, de linguagem simples e direta. Segundo ele, o cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece dinheiro. Porém se conhecesse certamente não seria considerado o melhor amigo do Homem. Achei muito interessante sua afirmação, diante de tantas experiências e acontecimentos percebe-se que ele tem razão. Realmente amizade e dinheiro, assim como amizade e negócios, não combinam. Já tive algumas experiências negativas e considero delicada a questão. Quando o assunto envolve dinheiro, a amizade acaba sendo abalada.
Amizade
Às vezes passamos por situações bem semelhantes: esses dias um amigo me pediu uma grana emprestada e, com base na confiança e na amizade, eu cedi. Ele pegou a grana, usou e não me pagou. Para completar, não consigo mais falar com o amigo, pois percebi que ele quer distância, moral da historia  fiquei sem a dinheiro e sem o amigo.
Raposas
É muito difícil confiar completamente em alguém; às vezes algumas pessoas se aproximam de você como ovelhinhas – dócil - todavia, são raposas oportunistas prontas para te devorar. De forma que, devemos identificá-las e usarmos nossa inteligência contra elas, para que elas não possam nos prejudicar.
Nova lição
É claro que existem pessoas que fazem ou não a diferença. E algumas vezes as diferenças aparecem naquelas pessoas de quem menos esperávamos. Acho que é aí que está a grande beleza da vida - sermos surpreendidos, e em cada surpresa aprender uma nova lição. Existe uma descrença enorme de que possa existir uma singela e verdadeira amizade entre pessoas. Mas existe, e são dignas de sua existência, seja pelo tempo que for. Amizade é um sentimento que todo ser humano precisa para viver feliz.
Ombro amigo
O amigo nos mostra o perigo quando não conseguimos enxergar, sem contrapor nas decisões tomadas, independentemente da hora ele sabe oferecer o aconchego do seu coração sem pedir nada em troca, e quando ele precisa sabe que pode fazer o mesmo sem objeção, não importa a distancia. Amigo é aquele que nos diz o que acha ser correto, mesmo não sendo o que gostaríamos de escutar, mas sabe respeitar a decisão do outro sem censuras. Amigo sabe dar e receber o ombro amigo sem pré-requisitos; sabe ser forte, sabe ouvir, tanto quanto escutar. Amigo, naturalmente, se comporta com aceitação. - “Fisicamente acho que, a amizade é irmã do amor e não tem cara, tem reciprocidade, afetividade, respeito, carinho e confiança”.
O fraco e o Forte
Forte é aquela pessoa que nunca desiste dos seus sonhos; o fraco sempre diz “não dá, não posso, não consigo”; o forte é sempre determinado - ele não tem palavras negativas, ele é sempre positivo; o fraco sempre fica para trás, reclama o tempo todo, murmura, só fala palavras negativas e nunca faz nada para reverter a situação; o forte supera tudo, vence tudo, nunca desiste.
O fraco é valente, orgulhoso, egoísta, insensato, naufraga com pouco vento; o forte é manso, humilde, solidário, sensato, obediente a Deus. Corajoso para vencer a si mesmo, habilidoso para cruzar as tempestades; o forte é disciplinado, domina os pensamentos, observa quais os que pode colocar em prática. O forte é amável, sabe que precisa de união para com o seu irmão.
Pensamento
– O ser humano é a única criatura que consegue falar e se expressar de forma racional, com o direito e a capacidade de escolha – podendo escolher entre o mal e o bem como liberdade para decidir aquilo que quer.
Agradecimentos
Finalizo agradecendo a Deus pelas ótimas oportunidades de encontrar, de reencontrar e fazer e refazer muitas amizades, pelos bons amigos dos mais diversos lugares, nas mais diversas fases de minha vida e que fizeram e fazem a grande diferença.

*(Edilson Neves, jornalista, diretor e Editor do Jornal Correio de Notícias de Rondônia/Registro DRT/0001047/RO)