segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O POVO

LULA
Vamos formar uma corrente de orações e torcer pela saúde de Luiz Inácio Lula da Silva. Que Deus o proteja e que volte às atividades normais na sua vida de conferencista itinerante. Mas, não por seu retorno à presidência do Brasil.

PARTIDOS
Respondo à consulta do estudante José Nércio da Costa Brugnara, leitor desta coluna virtual, que reside na cidade gaúcha de Campo Bom: ninguém - nem os tribunais eleitorais – sabe informar quantos partidos políticos povoam o Brasil. Até ontem, nós tínhamos 29 siglas partidárias aptas a concorrer às eleições municipais de 2012. Mas, outras 39 estão em processo de registro nos tribunais eleitorais regionais, para depois subirem ao Tribunal Superior eleitoral para sacramentar sua legalidade.

DIFÍCIL E CONFUSO
Meu caro Nércio Brugnara, a política brasileira é semelhante às jardineiras que, aqui, em Porto Velho, são chamadas de transporte coletivo, onde sempre cabe mais um. Temos partido político para todos os gostos: desde um tal PC, para confundir os eleitores com PCdoB (que são de essência comunista, mas os aficionados insistem em dizer que são partidos democráticos; PTC para confundir com PSC; PT e PTN, para confundir com PTdoB, e PRTB; PSDC para confundir com PSD; PCO, para abrigar quem não gosta do PT; PEN, para confundir o PV; outro PC para enganar os do PSDC; e, por aí vai.

NEGAÇÃO DA NEGAÇÃO
Para finalizar a informação ao amigo campo-bonense, que nesta altura já não acredita nas autoridades eleitoreiras brasileiras, como eu e a maioria dos nossos compatriotas (?), dou uma sugestão: acesse os sites de pesquisa, que encontrará todas as demais informações, com precisão, do que você necessita para teu trabalho escolar. Mas, acredite, mesmo que apareçam denominações esquisitas (como muitos de nós), podem ser partidos políticos que estão em processo de registro: Partido Pátria Livre (PPL), Partido da Transformação Social (PTS); Conservadores (CONS), Libertários (LIBER), e, Movimento Negação da Negação (MNN).

E, TEM MAIS
Parece inverossímil, mas podes crer: nossos políticos se desentendem, ninguém segue a orientação dos estatutos (filosofia) política dos partidos, e, então, partem para novas aventuras. Pensando (e conseguem), enganar o povo, eis mais algumas “siglas” curiosas em formação para concorrer na eleição de 2012: Partido Autonomista (AUTO), Partido da Organização Parlamentar (POP), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido de Representação da Vontade Popular (PRVP), Partido do Esporte (PE), Partido do Terceiro Setor (P3S), Partido Geral do Trabalho (PGT), Partido Geral dos Trabalhadores do Brasil (PGT do B), Partido Livre (LIVRE), Partido Militar Brasileiro (PMB), Partido Nacional do Consumidor (PNC), Partido Verde Amarelo (PVA), e, até um Partido Novo (NOVO).

URGÊNCIA
O Brasil está vivenciando a falência do seu sistema partidário, e exige uma reforma urgente capaz de reestruturar suas bases e definir um rumo com significado institucional, e político. Mas, infelizmente, isso parece longe de acontecer.

TRISTE CONCLUSÃO
Um novo sistema partidário numa reforma política decente é uma necessidade imprescindível que o Congresso Nacional simplesmente ignora, fugindo de sua responsabilidade.
É verdade que com muitos partidos, os eleitores têm mais opções, e legendas menores evitam acomodação dos grandes protagonistas da política brasileira. Porém, o grande problema é os chamados partidos de aluguel, que fazem o jogo dos partidos maiores.

- Os “donos” desses partidos menores não têm pretensão alguma, querem apenas se beneficiar cedendo seus espaços para os grandes partidos, com vistas a encher os bolsos dos seus detentores. *(edilsonpvh29@hotmail.com)