sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lançamento do Memorial José Gabriel da Costa em Porto Velho

                                                             
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal vai iniciar a construção do Memorial José Gabriel da Costa, segundo informações do presidente da UDV Plínio Martins de Oliveira.
De acordo com Plínio, o lançamento da pedra fundamental que marcará o início da obra acontece neste domingo (01/04), às 9 horas, na Avenida Joaquim de Araújo Lima, (antiga Rua Abunã), 1419, no bairro Olaria, em Porto Velho, capital de Rondônia.
A cerimônia contará com a presença de dirigentes, discípulos UDV vindos de várias regiões do país e do exterior, familiares de Mestre Gabriel, além de autoridades políticas e representantes do poder público.

- “O lançamento da pedra fundamental é para os discípulos da UDV, mais um passo para o resgate e perpetuação da história do fundador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Gabriel”, afirmou o presidente Plínio. E, acrescentou que o memorial será aberto ao público e terá por propósito apresentar a história de José Gabriel da Costa, além de facilitar e proporcionar estudos científicos a respeito do chá hoasca e da UDV, assim como divulgá-los.

Casa de Mestre
O memorial terá 425 m² de área construída, e será edificado no local onde Mestre Gabriel residiu com sua família e que também fixou a primeira sede da União do Vegetal, no período de 1965 a 1971, no Bairro Olaria, zona Oeste de Porto Velho.
O conjunto arquitetônico será composto por uma estrutura de mais de oito metros de altura, coberta com cavacos de madeira, com iluminação superior em vidro, dividida em dois grandes blocos com mais de vinte metros de extensão cada um.
O primeiro bloco abrigará a replica da casa de Mestre Gabriel e da primeira sede da UDV. O segundo bloco será composto por recepção, salas para arquivo, consulta e reuniões, além de biblioteca, banheiros, copa e uma área de serviço.

História

O uso ritualístico do chá hoasca entre os povos amazônicos remota aos períodos anteriores ao descobrimento da América, no século XVI. Durante séculos, este chá, sagrado para os seus usuários, foi comungado pelos povos da floresta sem ritual específico ou mesmo uma doutrina espiritual comum. Em de julho de 1961, a União do Vegetal foi recriada, ainda nos seringais da Amazônia próximos à fronteira do Brasil com a Bolívia, no estado do Acre, por um homem de nome José Gabriel da Costa, baiano de nascimento.
Mestre Gabriel, reconhecendo a sua missão espiritual, deu início à distribuição da hoasca, inicialmente de maneira informal, tendo, enfim, recriado a União do Vegetal em julho de 1961.
Utilizando a hoasca como veículo de concentração mental, Mestre Gabriel reunia regulamente os primeiros seguidores, instaurando a tradição da transmissão oral de sua doutrina espiritual, voltada para o amor ao próximo e à prática fiel do bem, de acordo com os princípios da evolução reencarnacionista e em comunhão com os ensinamentos do Divino Mestre Jesus, a quem sempre prestou reverência e dedicou, em sua prática por toda a vida, uma firme fidelidade.

Mestre Gabriel se fazia acompanhar por alguns discípulos que viriam depois a constituir-se nos mestres responsáveis pela expansão de sua doutrina por todo o país, como sua própria esposa, Mestre Pequenina, e o filho Jair, ambos, membros atuais do Conselho da Recordação dos Ensinamentos do Mestre Gabriel – órgão responsável pela preservação do legado doutrinário da UDV.

Legitimidade
No início, a UDV não tinha registro oficial. A polícia chegou a prender o Mestre da União, indevidamente, o que ocasionou o registro da Associação Beneficente União do Vegetal e a publicação, no jornal Alto Madeira, da “Convicção do Mestre”, uma defesa pública dos princípios e objetivos da UDV.
Tendo suas atividades temporariamente suspensas no início dos anos 70 pela Divisão de Segurança e Guarda do Território do Guaporé, a UDV impetrou um mandado de segurança, quando se passou a denominar definitivamente esta instituição como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
Em outubro de 1982, foi decidida pela Administração Geral a transferência da Sede Geral da UDV, de Porto Velho para Brasília, visando melhor atender às necessidades impostas pelo seu desenvolvimento institucional.

Dogma

A firme retidão moral, o elevado conhecimento espiritual, a notável capacidade de doação para compreender e orientar seus discípulos em busca da verdadeira transformação fazem do Mestre Gabriel um ser amado no seio da União do Vegetal, sendo a sua prática de vida e as suas palavras de justiça e bondade fonte permanente de força e inspiração para todos aqueles que procuram seguir os seus passos em um caminho de Luz, Paz e Amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário