quarta-feira, 15 de junho de 2016

A História da Caixinha


Foi publicado na coluna “Troca Letras”, do Jornalista Tadeu Itajubá do site “o Combatente” que, o deputado Saulo Caixinha se deu mal. Segundo o jornalista, Saulo Moreira foi a Machadinho D’Oeste ciscar no terreiro do deputado Ezequiel Júnior e quase volta a pé para casa. É que, o carro do deputado Saulo Caixinha foi apreendido em uma blitz da Lei Seca por trafegar sem documento.
Multas
O fato se deu porque a Assembléia Legislativa pagou o IPVA do veiculo, mas devido ao carro estar cautelado para Saulo Caixinha, o deputado é quem tem a obrigação de pagar as multas, quando tem, e constatou-se que havia duas multas por excesso de velocidade, e que é de responsabilidade do deputado e ele não pagou. Por isso o documento não foi liberado pelo DETRAN - tinha multa e ele não pagou por isso o documento não foi rodado.
Reduto eleitoral
De acordo com Itajubá, o município de Machadinho é domicílio eleitoral do deputado Ezequiel Júnior, mas Saulo Caixinha se aliou ao ex-deputado Neodi Carlos para atrapalhar Ezequiel na região. É que, Neodi enciumado rompeu com Ezequiel, chegando a proibir Ezequiel de dar entrevista na radio, e, até proibir políticos do município de falar o nome de Ezequiel - por isso abriu espaço para Saulo Caixinha dar entrevistas, e com isso Saulo ganharia espaço em cima de Ezequiel. Só que dessa vez ficou a pé.
Caixinha
Confesso que ao ler a coluna do colega “Troca Letras” não entendi muito bem porque o deputado estava sendo chamado de “Saulo Caixinha”. Mas, ao processar as informações associei a um passado não muito distante e finalizei a leitura analisando os fatos e pude entender a historia da caixinha.
Verdade ou não
A coluna informa ainda que, o deputado sempre anda com uma caixa de sapato dentro do carro, não sei se é verdade ou não. Contudo, há algum tempo passado circulava nos corredores da Assembleia esse papo de Caixinha de sapato. Acho que é coisa de quem não tem o que fazer.
Cognição
Acontece que, quando recebemos algumas informações ligadas a algo que já vivenciamos e que esta guardado dentro daquela pequena “caixinha” que chamamos de memoria quase sempre nos condicionamos a interpretações que podem ou não influenciar no resultado final de nossa capacidade cognitiva recriando realidades (boas ou ruins).
Comportamento
Como todos sabem, não tenho nada a ver com isso. Mas, é o nosso dever divulgar os fatos na perspectiva de informar à população o que está acontecendo - isso é expor e discutir o comportamento dos nossos representantes e esclarecer detalhadamente quem tem culpa ou não e como as pessoas não têm acesso é o nosso dever esclarecer. É o tipo de situação que expõe não só o deputado, mas a própria instituição que por sua vez tem cumprido com suas obrigações.
Carteirada sem sucesso
Inconformado por ter caído na blitz da Lei Seca, e, ficado a pé, o deputado Saulo Moreira esbravejou - deu ate uma carteirada no comandante da operação alegando que “era um deputado da base aliada do governador na Assembléia” e que “iria falar com o governador sobre essa falta de respeito. Não adiantou nada, o carro foi apreendido.

*(Edilson Neves, jornalista, diretor e Editor do Jornal Correio de Notícias de Rondônia, Registro DRT/0001047/RO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário